quarta-feira, 23 de março de 2011

PRIMEIRO MÓDULO MK PILATES

Olá pessoal!

Desculpem-me mas não consegui colocar minhas impressões do curso dia a dia!!!!! Muita coisa para estudar!!! Muita coisa para assimilar!!!!! E um corpo pra descansar!!!!!

Mas, simplesmente AMEI o curso!!! E já estou super ansiosa para o próximo módulo em abril!!!

O Michael King é um querido!!! Um profissional muito competente!!! Afinal, são 30 anos de experiencia com o método!

Muita gente vem me perguntando quais exercicios novos aprendi, na verdade exercícios, movimentos novos, não! Os movimentos de Pilates, acredito que sejam os mesmos para todas as escolas sérias de Pilates, o que vai mudar de uma pra outra é a leitura, a condução desses movimentos! E me identifiquei muito com a leitura do Michael!
Diferente de outras formações, que conheço um pouco do trabalho, a MK Pilates não ensina o movimento pronto, para a partir dele ensinar a modificar ou variar. Aprendemos o nivel mais básico de cada movimento, sempre com foco na ativação do nosso centro de força, respeitando todos os princípios do método Pilates, e só quando nosso aluno se sentir seguro para desafiar ainda mais seu corpo, sua estabilidade, seu centro de força, é que vamos aumentar o nível.
Muita gente pode me falar que já faz isso, lógico, um trabalho seguro com o método Pilates, acredito que siga essa linha, mas por outro lado, muitos dos nossos alunos, e também instrutores acreditam que quanto mais mola melhor, quanto mais dificil, mais pesado, maior o benefício!
O trabalho do Pilates é de dentro para fora, o foco primário é nos músculos estabilizadores, músculos mais profundos. Perco o foco, quando estou usando muita mola, aumentando tanto o desafio, a instabilidade que não mantenho a ativação do centro de força, nesse caso passamos a usar só os grandes grupos musculares, que precisam sim ser trabalhados, mas de forma secundária.
É muito importante escutar nosso corpo, perceber nossos limites, e superar esses limites, de forma segura, de uma maneira consciente. Precisamos ter paciência. Joseph Pilates já dizia: " Nem muito pouco, nem em excesso."

Michael deu 3 aulas de Pilates com 1 hora de duração cada pra gente. Uma nivel básico, outra coreografada e uma nivel intermediário/avançado. Que aulas!!!!! Nem vimos o  tempo passar, todas as aulas pareciam um movimento só!!!

E no fim do penultimo dia, nos deu uma noticia muito boa: que nosso nível estava tão bom, que já estávamos prontos para fazer nossa prova prática no domingo! Lógico que em um grupo de apena 4 pessoas, isso seria bem mais fácil, mas receber um elogia desses foi muito bom!!

Ultimo dia de curso, começou com a prova teórica, e depois a prática. Nervosismo! Muito! A prova pratica era uma aula para um grupo de 5 alunos que estariam na sua sexta semana de aula. Missão relativamente fácil para quem já dá aulas de Pilates há 5 anos, mas era uma aula com uma leitura diferente, com um roteiro a ser seguido. Mas, depois de todo nervosismo.... APROVAÇÃO! Uhuuu!!!!! Agora só esperar o resultado da prova teórica. 

Agora é colocar tudo em prática!!!!! E continuar estudando!!!! Atualização pra mim, beneficios para todos meus alunos!!!

Agora é esperar pelo próximo módulo: Reformer!


Turma MK Pilates - Matwork 1


2 comentários:

Silvia Gomes disse...

Oi Marina, parabénss!! Que ótimo que você aproveitou muito... sabe sigo exatamente esse olhar do Pilates: o limite é a estabilização, a organização e, somente a partir daí, podemos começar a pensar em desafios maiores. Dessa forma garantimos consciência e segurança para o corpo dos alunos! Beijão!

Unknown disse...

Olá Silvia, realmente o curso foi muito bom! E uma coisa que ele falou, que é a mais pura verdade, é que o Pilates no Brasil só será forte, com profissionais fortes! E sei que você colabora muito com isso!!! Beijos...