O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates há mais de 80 anos. O Método está se tornando cada vez mais conhecido e reconhecido como um trabalho corporal capaz de interferir, de forma significativa, nos níveis de condicionamento físico preventivo e curativo dos indivíduos em geral.
O Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos, estabilizar as articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia durante a prática, é importante conhecer e utilizar seus princípios, entre eles: concentração, respiração, alinhamento, controle, eficiência e fluência de movimento.
Tem sido recomendado tanto para reabilitação de lesões, pós-operatórios, patologias articulares e neurológicas, quanto para pessoas que buscam melhorar seu condicionamento físico e sua qualidade de vida. Pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas e dançarinos até pessoas sedentárias, de qualquer faixa etária, dos 10 anos à melhor idade, com resultados satisfatórios e muitas vezes, surpreendentes.
O Método, no entanto, não se restringe apenas a curar e desenvolver qualidades físicas, corporais e posturais, mas em favorecer a educação corporal preventiva. Prevenir doenças oesteomusculares através de exercícios inteligentes é buscar a melhoria da qualidade de vida diária e profissional. É preparar o corpo para se mover de maneira correta diante das solicitações físicas e mentais do dia-a-dia, evitando o estresse, os vícios posturais e a falta de movimento.
CUNHA, Marina Pereira Medina. Método Pilates e Acupuntura: Utilização no Tratamento da Hérnia de Disco Lombar. 2007. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Um comentário:
Má! Parabéns pelo seu trabalho...muito legal o site!
Beijos
Postar um comentário